Hoje gostaria de falar um pouco sobre o nosso logo. Para começar, vamos contar como chegamos neste resultado.
Quando o Projeto Transmutar (ProTran) foi criado, estávamos pensando justamente em oferecer ferramentas para que o ser humano pudesse desenvolver-se de forma integral e equilibrada, dentro de todos os seus aspectos de manifestação neste planeta.
Chamamos de EMS’s, as Esferas de Manifestação do Ser. Elas representam os aspectos humanos a serem desenvolvidos de maneira uniforme e conjunta, sendo elas: a Esfera Intelectual, Corporal, Emocional, Expressiva e Espiritual. Cada uma dessas esferas é associada, respectivamente, a um elemento específico (um arquétipo que representa uma determinada qualidade da força criadora), como segue: Fogo, Terra, Água, Ar e Éter.
Os elementos são chamados de Tattwas, em sânscrito. Cada um deles possuí um nome e um símbolo específico que o representa, sendo: Fogo (Tejas) - triângulo vermelho; Terra (Prithivi) - Quadrado amarelo; Água (Apas) - Meia-Lua prateada; Ar (Waju) - Círculo Azul; Éter (Akasha) - Ovo Negro.
Em muitos estudos que fazemos, nos deparamos com as abordagens que se referem à importância do vazio. Desde escritos herméticos, até o Tao Te Ching, percebemos a chave do ar sendo condutor de energia, dotando de vida, o vazio. Por esta razão, resolvemos modificar levemente o símbolo tradicional do Waju (Ar), transformando-o em uma circunferência azul, oca por dentro, recipiente de vida.
Na MTC (Medicina Tradicional Chinesa), incluindo a prática mais conhecida desta mesma, a acupuntura, utiliza-se um diagrama que representa a interação dos elementos no corpo e suas interconexões, representadas por linhas que os ligam, demonstrando tal conceito. O diagrama final se assemelha a uma estrela de cinco pontas, por essa razão, desenvolvemos a distribuição dos elementos de nosso logo da mesma maneira.
Unindo todos estes conhecimentos, mais alguns conceitos de estética e design, foi criado o nosso logo, no intuito de demonstrar, graficamente, o ideal humano, desenvolvido e equilibrado, em todas as suas Esferas de Manifestação do Ser.